Logotipo do projeto The Digital GarageOs especialistas do projeto The Digital Garage compartilham as principais estratégias de marketing para você expandir seus negócios on-line, encontrar novos clientes e anunciar nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa. Veja mais dicas em The Digital Garage.

1

Divulgue seu nome nos e-mails

No marketing digital, construir uma boa reputação é fundamental para estabelecer sua base de clientes. Por exemplo, para que as pessoas saibam quem você é e confiem no conteúdo que está enviando, inclua seu nome e endereço de e-mail no campo "De" no Gmail. Resuma a essência do e-mail em até 10 palavras na linha "Assunto" para manter o foco no que é mais útil e relevante. Ou melhor: escolha uma imagem, como o logotipo da organização ou uma foto sua, para ser a foto do Gmail. Quando as pessoas passarem o cursor sobre seu nome na Caixa de entrada, nos contatos ou nas listas de Hangouts, verão a imagem e reconhecerão você.

2

Faça campanhas promocionais por e-mail mais eficientes

Quando você organiza uma campanha, é provável que repita as mesmas informações promocionais. Trabalhe com mais rapidez salvando suas respostas com o recurso Respostas predeterminadas no Gmail. Na próxima vez que você quiser incluir essas informações, bastará selecionar a resposta salva para não precisar digitar tudo de novo.

3

Organize campanhas de sucesso

A criação de uma campanha pode ser algo demorado e difícil de coordenar. Na fase de planejamento, mantenha a equipe de marketing por dentro dos detalhes e das programações criando uma agenda de equipe. Quando sua campanha estiver pronta, divulgue-a usando o Google Agenda. Você pode até incluir recursos promocionais, como panfletos, armazenados no Google Drive. Em seguida, crie um website externo para sua campanha com os detalhes, mídia promocional e muito mais usando o Google Sites. Os clientes verão todas as informações necessárias de qualquer dispositivo em um só lugar.

4

Apareça nos resultados de pesquisa e divulgue seu conteúdo localmente

Primeiro, crie um destino on-line de referência para sua organização com um website no Google Sites, usando postagens de blogs, detalhes do produto e outras promoções. Mantenha o site relevante e atualizado regularmente para aumentar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO, na sigla em inglês). Em seguida, maximize o tráfego para o site vinculando-o a uma página do Google+. Aumente a visibilidade ainda mais usando hashtags nas suas postagens. Por fim, dê ao website uma identidade pública e marque presença na Pesquisa listando-o gratuitamente no Google Meu Negócio. Inclua um número de telefone para incentivar as chamadas dos clientes e adicione sua localização para ajudá-los a encontrar você.

5

Atraia um novo público com anúncios eficientes

Chame atenção para os anúncios do seu website com ofertas especiais, promoções ou ofertas-relâmpago. Estimule os clientes com banners e botões de call-to-action, como "Comprar" ou "Reservar uma mesa". Os anúncios em vídeo são uma ótima maneira de atrair e engajar novos clientes e promover os produtos ou sua organização. Crie anúncios com menos de 30 segundos e apresente sua marca logo no início para garantir que todos a vejam. Compartilhe o vídeo no Google Sites, em uma postagem no Google+ ou no canal oficial da sua organização no YouTube. Além disso, lembre-se de que em alguns sites de mídia social seu anúncio em vídeo será reproduzido sem som nos primeiros segundos. Portanto, pense em maneiras de engajar seu público durante esse momento crítico.

6

Otimize seu website para dispositivos móveis

Os melhores websites para dispositivos móveis transformam os visitantes em compradores, portanto, crie websites otimizados para dispositivos móveis usando o Google Sites. Primeiro, desenvolva seu site para que funcione sem problemas em dispositivos móveis. É preciso que as páginas se ajustem automaticamente a qualquer tamanho de tela usado pelo cliente. Confira também seu website em um dispositivo móvel. Como ficou? É fácil de navegar? Os números de telefone foram configurados para que os visitantes possam ligar para você com um único toque? Em seguida, quando você estiver pronto para publicar anúncios para dispositivos móveis, use os serviços de anúncios como o Google AdWords. Pense nas frases que clientes em potencial talvez pesquisem. As pessoas tendem a digitar menos e usar termos menores nos dispositivos móveis, por isso, mantenha suas palavras-chave concisas e relevantes.

7

Divulgue seu conteúdo nas redes sociais

Quando você criar um perfil no Google+ ou em outras plataformas de mídia social, inclua informações úteis e oportunas para aumentar suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa. Inicie conversas com os clientes testando diversos tipos de postagens, como ao buscar feedback sobre novos produtos por crowdsourcing, compartilhar fotos e vídeos e muito mais. Considere suas metas comerciais, concentre suas postagens nelas e acompanhe a reação das pessoas. Se as fotos dos produtos receberem bastante atenção, use-as para engajar seus seguidores.

8

Mostre novos produtos

Quer compartilhar um novo produto com seus clientes? Crie rapidamente uma apresentação de impacto no Apresentações Google com a descrição dos recursos e benefícios do produto, o ponto de vendas exclusivo e muito mais. Torne sua apresentação ainda mais dinâmica adicionando imagens e vídeos. Depois, aumente a visibilidade incorporando a apresentação ao website da sua organização no Google Sites.

9

Colete feedback dos clientes sobre o produto

Quando seu novo produto estiver na fase inicial de desenvolvimento, crie uma pesquisa no Formulários Google e a incorpore ao Google Sites para coletar o feedback dos clientes. Quando você tiver respostas suficientes, os gerentes de marketing do produto poderão classificar, organizar e analisar os resultados no Planilhas Google e planejar a melhor maneira de desenvolver o produto.

10

Produza e compartilhe materiais do criativo de qualidade com sua agência de marketing

Está trabalhando nos materiais do criativo com uma agência de marketing? Precisa ter certeza de que todos têm os projetos, vídeos, PDFs mais recentes e outros recursos? Salve arquivos e pastas de trabalho no Drive e compartilhe-os instantaneamente com sua agência. Quando alguém incorporar um feedback e aprovações, você poderá ver com facilidade quais arquivos foram alterados, e todos permanecem atualizados em qualquer fuso horário.