1
Criar modelos financeiros para avaliar projetos

Para determinar se o projeto proposto vale a pena, crie modelos financeiros usando o Planilhas. Calcule a taxa interna de retorno (TIR), o retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês) e o valor presente líquido (VPL). Analise o impacto dos possíveis cenários ajustando os principais parâmetros de entrada no modelo. Veja quando os custos se aproximam das limitações do orçamento usando cores de formatação condicional. Compartilhe a planilha com a equipe para receber feedback.

2
Mostrar flutuações usando tabelas dinâmicas ou gráficos de cascata

Veja como o lucro da sua empresa muda trimestralmente a cada ano com um gráfico de cascata. Ou agrupe em uma tabela dinâmica o total de vendas de várias regiões para ver o subtotal combinado. No Planilhas, é fácil adicionar tabelas dinâmicas e gráficos com o recurso Explorar com apenas um clique.

3
Crie e colabore em propostas de orçamento

Elabore uma proposta de orçamento para um projeto e receba o feedback da equipe usando o Documentos. As pessoas com quem você compartilhar o rascunho poderão adicionar comentários e sugerir edições inline. Você pode responder aos comentários e receber as aprovações necessárias. No histórico de revisões, há uma trilha de auditoria para ver os autores das alterações, e é possível reverter para versões anteriores a qualquer momento.

4
Discuta ideias em tempo real sobre estratégias e questões de orçamento

Depois de confirmar o orçamento do projeto, colabore com a equipe em um Hangout. Compartilhe no Hangout um link para as planilhas de orçamento no Planilhas que todos possam editar e usar para discutir ideias. Durante a chamada, todos poderão sugerir estratégias e anotar as ideias.

5
Compartilhe e gerencie o acesso a arquivos para equipes multifuncionais

O trabalho das equipes financeiras frequentemente é multifuncional e colaborativo com outros departamentos, como marketing e vendas. Manter todos os funcionários informados pode ser um desafio, seja ao realizar uma discussão interna com membros da equipe ou tratar da comunicação entre os diferentes departamentos. O Grupos facilita a comunicação rápida entre todos simultaneamente. Também é possível limitar o compartilhamento de informações confidenciais de projetos adicionando somente pessoas específicas a um grupo. Depois de adicionar contas de e-mail a um grupo, é possível enviar mensagens para todos.

6
Criar demonstrações financeiras e orçamentos com modelos

Crie demonstrações financeiras e verifique os registros contábeis com um modelo do Planilhas do software de contabilidade da Xero. Use um modelo do Quickbooks da Intuit para acompanhar o lucro e as despesas anuais.

7
Organizar informações financeiras com funções

Com o Planilhas, é fácil organizar e entender os dados financeiros. Reúna os dados financeiros de diversas planilhas em uma única planilha com a função IMPORTRANGE. Adicione preços de ações para ver tendências com a função GOOGLEFINANCE.

8
Realize pesquisas internas

Se seu departamento financeiro fornece serviços a outro grupo, você pode avaliar a qualidade desses serviços com uma pesquisa interna. Também é possível ajudar a priorizar projetos enviando uma pesquisa às partes interessadas para coletar dados financeiros. Otimize as operações usando pesquisas internas para identificar processos redundantes ou com valor marginal. Use o Formulários para criar e enviar sua pesquisa. Analise rapidamente as respostas coletadas no Planilhas para comunicar decisões da equipe.

9
Crie apresentações para propostas e objetivos de planejamento

Ao iniciar um projeto, crie um rascunho da proposta no Apresentações. Você pode começar com um modelo já existente para poupar tempo. Adicione os principais objetivos, metas do projeto, iniciativas de planejamento e atualizações. Compartilhe a apresentação com a equipe para que todos incluam seu feedback. Apresente a proposta a equipes multifuncionais em todo o mundo.

10
Hospede visualizações de dados e métricas importantes em um único site em tempo real

Ao trabalhar de forma multifuncional, os membros da equipe frequentemente precisam de métricas sobre aspectos relevantes como orçamentos, ROI e resultados. Crie um site de equipe interno no Sites para hospedar esses dados e links para documentos importantes. Use as permissões e o Grupos para controlar o acesso às informações confidenciais.