1

Crie modelos financeiros para avaliar processos

Para determinar se o projeto proposto vale a pena, crie modelos financeiros usando o Planilhas. Calcule a taxa interna de retorno (TIR), o retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês) e o valor presente líquido (VPL). Analise o impacto dos possíveis cenários ajustando os principais parâmetros de entrada no modelo. Veja quando os custos se aproximam das limitações do orçamento usando cores de formatação condicional. Compartilhe a planilha com a equipe para receber feedback.

2

Crie e colabore em propostas de orçamento

Elabore uma proposta de orçamento para um projeto e receba o feedback da equipe usando o Documentos. As pessoas com quem você compartilhar o rascunho poderão adicionar comentários e sugerir edições inline. Você pode responder aos comentários e receber as aprovações necessárias. No histórico de revisões, há uma trilha de auditoria para ver os autores das alterações, e é possível restaurar versões anteriores a qualquer momento.

3

Discuta ideias em tempo real sobre estratégias e questões de orçamento

Depois de confirmar o orçamento do projeto, colabore com a equipe em um Hangout. Compartilhe no Hangout um link para as planilhas de orçamento no Planilhas ou um arquivo no Documentos que todos possam editar e usar para discutir ideias. Durante a chamada, todos poderão sugerir estratégias e anotar as ideias.

4

Compartilhe e gerencie o acesso a arquivos para equipes interfuncionais

O trabalho das equipes financeiras frequentemente é interfuncional e colaborativo com outros departamentos, como marketing e vendas. Manter todos os funcionários informados pode ser um desafio, seja ao realizar uma discussão interna com membros da equipe ou tratar da comunicação entre os diferentes departamentos. O Grupos facilita a comunicação rápida entre todos simultaneamente. Também é possível limitar o compartilhamento de informações confidenciais de projetos adicionando somente pessoas específicas a um grupo. Depois de adicionar contas de e-mail a um grupo, é possível enviar mensagens para todos.

5

Hospede visualizações de dados e métricas importantes em tempo real em um só website

Ao trabalhar de forma interfuncional, os membros da equipe frequentemente precisam de métricas importantes sobre tópicos, como orçamentos, ROI e resultados. Crie um website interno no Sites para hospedar esses dados e links para documentos importantes. Use permissões e Grupos para controlar o acesso a informações confidenciais.

6

Organize e analise grandes conjuntos de informações financeiras

As equipes de finanças costumam lidas com grandes quantidades de informações financeiras, e o Planilhas faz com que seja fácil organizar e analisar os dados. Crie tabelas dinâmicas para resumir e calcular conjuntos de dados. Reúna os dados financeiros de diversas planilhas em uma mesma planilha com a função IMPORTRANGE. Pesquise informações específicas em grandes bancos de dados de planilhas usando a função QUERY. Adicione preços de ações para visualizar tendências com a função GOOGLEFINANCE. Analise instantaneamente os dados da planilha com a função Explorar.

7

Realize pesquisas internas

Se seu departamento de finanças fornece serviços a outro grupo, você pode avaliar a qualidade desses serviços com uma pesquisa interna. Também é possível ajudar a priorizar projetos enviando uma pesquisa às partes interessadas para coletar dados financeiros. Otimize as operações usando pesquisas internas para identificar processos redundantes ou com valor marginal. Use o Formulários para criar e enviar sua pesquisa. Analise rapidamente as respostas coletadas no Planilhas para comunicar decisões da equipe.

8

Crie apresentações para propostas e objetivos de planejamento

Ao iniciar um projeto, crie um rascunho da proposta no Apresentações. Você pode começar com um modelo já existente para poupar tempo. Adicione os principais objetivos, metas do projeto, iniciativas de planejamento e atualizações. Compartilhe a apresentação com a equipe para que todos adicionem feedback. Apresente a proposta a equipes interfuncionais espalhadas pelo globo.

9

Faça apresentações para a equipe em videochamadas

Se sua equipe está espalhada pelo mundo, economize nos custos de viagem apresentando propostas, planos de orçamento e muito mais em uma videochamada no Hangouts. Compartilhe o arquivo apresentado e também sua tela para que todos vejam as mesmas informações. Qualquer pessoa pode atualizar o arquivo ou fazer sugestões em tempo real durante a chamada.

10

Crie um repositório interno de documentos

Mantenha relatórios financeiros históricos e atuais, apresentações, recursos para funções específicas e outros materiais em um local centralizado criando um website no Sites. Controle o acesso a essas informações definindo permissões para todo o website. Qualquer pessoa com acesso ao website pode analisar facilmente os dados e criar previsões usando os recursos do mesmo.