1
Crie modelos financeiros para avaliar projetos

Para determinar se o projeto proposto vale a pena, crie modelos financeiros usando o Planilhas. Calcule a taxa interna de retorno (TIR), o retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês) e o valor presente líquido (VPL). Analise o impacto dos possíveis cenários ajustando os principais parâmetros de entrada no modelo. Veja quando os custos se aproximam das limitações do orçamento usando cores de formatação condicional. Compartilhe a planilha com a equipe para receber feedback.

2
Crie e colabore em propostas de orçamento

Elabore uma proposta de orçamento para um projeto e receba o feedback da equipe usando o Documentos. As pessoas com quem você compartilhar o rascunho poderão adicionar comentários e sugerir edições inline. Você pode responder aos comentários e receber as aprovações necessárias. No histórico de revisões, há uma trilha de auditoria para ver os autores das alterações, e é possível reverter para versões anteriores a qualquer momento.

3
Discuta ideias em tempo real sobre estratégias e questões de orçamento

Depois de confirmar o orçamento do projeto, colabore com a equipe em um Hangout. Compartilhe no Hangout um link para as planilhas de orçamento no Planilhas que todos possam editar e usar para discutir ideias. Durante a chamada, todos poderão sugerir estratégias e anotar as ideias.

4
Compartilhe e gerencie o acesso a arquivos para equipes multifuncionais

O trabalho das equipes financeiras frequentemente é multifuncional e colaborativo com outros departamentos, como marketing e vendas. Manter todos os funcionários informados pode ser um desafio, seja ao realizar uma discussão interna com membros da equipe ou tratar da comunicação entre os diferentes departamentos. O Grupos facilita a comunicação rápida entre todos simultaneamente. Também é possível limitar o compartilhamento de informações confidenciais de projetos adicionando somente pessoas específicas a um grupo. Depois de adicionar contas de e-mail a um grupo, é possível enviar mensagens para todos.

5
Hospede visualizações de dados e métricas importantes em um único site em tempo real

Ao trabalhar de forma multifuncional, os membros da equipe frequentemente precisam de métricas importantes sobre tópicos como orçamentos, ROI e resultados. Crie um site interno no Sites para hospedar esses dados e links para documentos importantes. Use as permissões e o Grupos para controlar o acesso a informações confidenciais.

6
Organize e analise dados financeiros

Com o Planilhas é fácil organizar e dar significado aos dados financeiros. Crie demonstrativos financeiros e verifique os registros contábeis com o modelo de planilha gratuito do software de contabilidade da Xero. Reúna os dados financeiros de diversas planilhas em uma única planilha com a função IMPORTRANGE. Adicione preços de ações para ver tendências com a função GOOGLEFINANCE. Analise instantaneamente os dados da planilha com a função Explorar.

7
Realize pesquisas internas

Se seu departamento financeiro fornece serviços a outro grupo, você pode avaliar a qualidade desses serviços com uma pesquisa interna. Também é possível ajudar a priorizar projetos enviando uma pesquisa às partes interessadas para coletar dados financeiros. Otimize as operações usando pesquisas internas para identificar processos redundantes ou com valor marginal. Use o Formulários para criar e enviar sua pesquisa. Analise rapidamente as respostas coletadas no Planilhas para comunicar decisões da equipe.

8
Crie apresentações para propostas e objetivos de planejamento

Ao iniciar um projeto, crie um rascunho da proposta no Apresentações. Você pode começar com um modelo já existente para poupar tempo. Adicione os principais objetivos, metas do projeto, iniciativas de planejamento e atualizações. Compartilhe a apresentação com a equipe para que todos incluam seu feedback. Apresente a proposta a equipes multifuncionais em todo o mundo.

9
Faça apresentações para a equipe por videochamada

Se sua equipe está espalhada pelo mundo, economize nos custos de viagem apresentando propostas, planos de orçamento e muito mais em uma videochamada no Hangouts. Compartilhe o arquivo apresentado e também sua tela para que todos vejam as mesmas informações. Qualquer pessoa pode atualizar o arquivo ou fazer sugestões em tempo real durante a chamada.

10
Crie um repositório interno de documentos

Mantenha relatórios financeiros antigos e atuais, apresentações, recursos para funções específicas e outros materiais em um local centralizado criando um site no Sites. Controle o acesso a essas informações definindo permissões para todo o site. Qualquer pessoa com acesso a ele pode analisar facilmente os dados e criar previsões usando esses recursos.